Principal cultura agrícola do país, a soja teve sua origem na China e chegou aqui por volta de 1882, na Bahia, onde seu cultivo não foi bem-sucedido. Em 1924, com os primeiros plantios comerciais, a cultura ganhou força no Rio Grande do Sul e de lá pra cá seu crescimento se alicerça no grande valor econômico para o Brasil. Juntos, a soja, o milho e o arroz respondem por mais de 90% da produção de grãos no país.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Expansão e cultivares mais adaptadas
Na década de 60, foi lançada a cultivar Santa Rosa, a primeira soja genuinamente brasileira de importância comercial. A partir de 1970, a Embrapa desenvolveu cultivares adaptadas ao Cerrado o que se refletiu na expansão para regiões tropicais, consolidando o Brasil como um dos maiores produtores mundiais.
Tecnologias e estabilidade produtiva
A ampliação do plantio de soja no Brasil sempre esteve associada ao avanço tecnológico e cada vez mais a práticas sustentáveis, com aumento de produtividade e redução de impactos ambientais. A partir de 2010, as tecnologias se fortaleceram, combinando resistência, estabilidade produtiva e adaptação a diversos Estados brasileiros.
Soja quadruplicou área plantada em 30 anos
A área plantada de soja no país mais que quadruplicou nas últimas três décadas, segundo o IBGE. As lavouras, que ocupavam 10,6 milhões de hectares em 1993, passaram a ocupar 44,6 milhões de hectares em 2023. A área cultivada é um dos fatores responsáveis pelo incremento de produção de 215%, entre 2001 e 2023.
Maior produtor mundial
O Brasil lidera a produção mundial de soja, com mais de 147 milhões de toneladas em 2023/24, em torno de 40% da produção global. Esse sucesso é reflexo de inovação, dedicação de pesquisadores e muito investimento dos produtores. A soja, que começou como uma semente selvagem na Ásia é hoje a base do agro brasileiro, impulsionando a economia, garantindo alimento para o mundo e movimentando milhões de empregos diretos e indiretos. A produção no país está concentrada no Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás e Mato Grosso do Sul. Segundo o MAPA, estes cinco Estados produziram 71,6% da soja nacional na safra de 2023/24.
Riqueza e geração de empregos
Estima-se que a cadeia produtiva da soja reúna mais de 243 mil produtores em mais de 2.500 municípios no país, e uma geração de mais de 1,4 milhões de empregos. Atualmente, 70% da produção de grão, óleo e farelo de soja são exportados, tornando a cultura um importante pilar da economia brasileira, gerando riqueza e desenvolvimento para o país.